quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

PANORAMA

BRINCADEIRA SEM GRAÇA

Mais uma criança morre por causa das redes sociais e, principalmente, pelo desleixo de pais que acham que devido ao avanço tecnológico e à globalização deve-se dar liberdade para que os filhos não fiquem 'pra trás no futuro' - como muitos justificam por aí - deixando de ficar atentos ao que eles vêm fazendo quando estão ligados na Internet e suas muitas armadilhas, jogos e várias maldades vindas do outro lado da tela. E foi em mais uma delas que uma menina de sete anos, de São Bernardo do Campo (SP), caiu semana passada quando, ao brincar do "desafio do desodorante" (que consiste em inalar o desodorante e manter a boca fechada pelo máximo de tempo), desmaiou e teve uma parada cardiorrespiratória, vindo a óbito minutos depois de os médicos da UPA tentarem manobras para reanimar a criança. Ninguém, em sã consciência, pode ser contra a importante ferramenta que é a Internet. Ninguém deseja que seus filhos e filhas brinquem apenas de carrinhos, bolas, bonecas e de fazer comidinha. Correr, pular, subir em árvores, desfrutar da natureza, etc. Entretanto, em nome de uma cultura que o Brasil ainda não tem, muitas vezes se disponibiliza celulares de última geração, cujo conteúdo é ilimitado e, pior, sem o devido controle e a atenção constante por parte dos pais e responsáveis pelas crianças que, neste ambiente de 'liberdade', acabam caindo no perigoso mundo do inimaginável, da fantasia, da lavagem cerebral e dos jogos imbecis que comprometem e sacrificam a saúde física e mental de seres despreparados e, quando sozinhos, não sabem enfrentar desafios maiores.

SEM VOTO

Enquanto a corrida presidencial ainda não é pra valer, isto é, não começam a entrar em vigor os prazos para registro das candidaturas e a Ficha Limpa não pega alguém, principalmente, aqueles condenados em segunda instância por terem praticado crimes hediondos como corrupção passiva e lavagem de dinheiro, algumas pesquisas vão surgindo no longínquo cenário de desinteresse da população que, além do Carnaval, futebol, praia e chopp de (quase) todos os dias, também vê na corrupção e falta de credibilidade na classe política fortes elementos para não participar do processo eleitoral em outubro próximo. E foi o que resultou da última sondagem do Datafolha, feita entre 29 e 30 de janeiro: 1 de cada 3 brasileiros (32%) pretende anular o voto para presidente nas próximas eleições. É o maior percentual já registrado pelo instituto de pesquisa no começo do ano eleitoral. Antes disso, o percentual mais alto de brancos e nulos em pesquisas havia aparecido nas eleições 2014, com Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSC) - 19%. Para Mauro Paulino, diretor do instituto, é possível que essas eleições tenham o maior percentual de votos em branco ou nulo. "Vários indicadores mostram que eleitores não estão satisfeitos com candidatos e partidos. É difícil de prever, mas não será surpresa se a gente tiver a maior taxa de brancos e nulos desde a volta das eleições diretas", afirma. Nas eleições presidenciais de 2014, os brancos e nulos somaram 9,6% dos votos. O maior percentual já registrado foi de 19%, nas eleições de 1994. Tudo bem que o Datafolha não seja nenhuma Brastemp em termos de imparcialidade, pois a cada pesquisa, editorial ou mesmo na seção de Cartas dos Leitores, percebe-se uma leeeeeeeeeve tendência a apoiar a turminha da esquerda liderada por ex-presidente corrupto e condenado e um PT cada vez mais queimado com grande parte do eleitorado que o Datafolha insiste em não querer - e não poder - ver.

VOLTA DO GAROTINHO

Tem político que ainda vive no tempo de se fazer de morto, de esquecido, despretensioso e até de vítima, mas ninguém esquece. Por mais que tente ficar de fora dos holofotes, pelo menos, temporariamente, os problemas causados por ele não deixam a Justiça largar do seu pé. E foi o que fez a Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) que acaba de representar contra o radialista e ex-governador do estado Anthony Garotinho por propaganda eleitoral antecipada, a partir de declarações que fizeram referência também ao crime de corrupção. Em vídeo, divulgado em sua página pessoal no Facebook para promover possível campanha ao executivo fluminense, Garotinho falou sobre metas de governo, fez promessas e pediu explicitamente votos, condutas vedadas pela legislação neste período. O radialista também declarou disposição para comprar deputados se for eleito sem formar maioria na Assembleia Legislativa (Alerj). A PRE pede que o vídeo seja retirado imediatamente do ar. “As palavras do representado não se coadunam com o momento histórico-social crucial que o país atravessa, em que práticas inaceitáveis como as mencionadas têm mobilizado o Ministério Público e o Judiciário. Anthony Garotinho propala esse tipo de ilícito como se fosse algo comum, corriqueiro e, sobretudo, impunível”, destaca o procurador regional eleitoral Sidney Madruga. Como se vê, Garotinho, que, recentemente, disse ter sido atacado quando esteve preso em Benfica, está sempre arrumando um jeito de contrariar a legislação eleitoral que, aliás, conhece muito bem haja vista ter disputado - e ganho - várias eleições. Só que ele, às vezes, se esquece que na vida ninguém pode ganhar tudo o tempo todo. Nem falar o que quer, tampouco, o que pensa.

MAR DE GENTE

Muitos vídeos viralizaram nas redes sociais com aquelas milhares de pessoas que, domingo passado, brincavam animadas na Banda do Ingá - também conhecida como Banda do Ingá(llo) já que o vereador licenciado, hoje à frente da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo de Freitas, foi um de seus principais idealizadores - com o seguinte texto: - Já pensou essa multidão cobrando saúde, emprego, segurança e educação para o Brasil? Teríamos conseguido nossos direitos a (sic) muito tempo. Infelizmente o povo se vende pro Carnaval e pras festas e depois volta a velha frase "o país está em crise".  Por mais que vídeos assim retratem a realidade, já que a maioria dos brasileiros gosta, mesmo, mais de samba, suor e cerveja, eventos tradicionais como o de domingo na orla de Niterói são importantes pelos momentos de descontração e alegria que promovem (e no caso do Bloco Banda do Ingá, ainda foram arrecadadas mais de 12 toneladas de alimentos que foram distribuídas para instituições de caridade). No entanto, passada a maior festa popular, bem que a população também poderia continuar 'cantando' marchinhas e sambas pedindo prisão para os corruptos e mais saúde, emprego, segurança, educação,...

 PREVIDÊNCIA NA AVENIDA

E por falar em Carnaval, será que o governo perdulário, corrupto e arrogante de Michel Temer vai aproveitar a Festa de Momo para continuar cooptando, comprando e humilhando deputados para aprovar a Reforma da Previdência? Será que o presidente e a camarilha palaciana composta por Moreira, Padilha, Jucá, Meirelles, Marun, Maia e má companhia ilimitada conseguirão os 308 votos necessários? Dizem os experts em put...., digo, safadeza política, que este ano o governo não conseguirá aprovar projetos importantes como estes por ser ano eleitoral e pela absoluta falta de credibilidade de um governo que só não caiu por absoluta covardia e comprometimento de um Congresso Nacional incapaz de cumprir com suas verdadeiras prerrogativas por ser refém da corrupção e da falta de vergonha na cara da maioria de deputados e senadores brasileiros.

PAPAI BOQUIRROTO

Todo mundo está assistindo perplexo a maneira pela qual o governo Temer quer, porque quer, emplacar a deputada Cristiane Brasil - mais enrolada na Justiça e nos impropérios que vem vociferando por aí - como ministra do Trabalho. Muitos acreditam que o objetivo é agradar seu pai, o canalha, corrupto e falastrão Roberto Jefferson, presidente do PTB, partido necessário para a aprovação da Reforma da Previdência, que vê na indicação da filhota a ascensão da família ao poder e um reparo por injustiças praticadas contra ela. Outros, como o deputado neófito Carlos Marun (que conseguiu chegar longe no Planalto pela "coragem" que tem para ficar ao lado das coisas erradas) dizem ser porque é prerrogativa exclusiva do presidente nomear, exonerar, roubar, ops, e tantas outras que não podem sofrer interferências de outros poderes. Mas a verdade é que papai "Smurf" Jefferson também é muito conhecido pela voz que tem e usa bem, não como cantor de ópera e, sim, por, dependendo dos interesses pessoais, falar (quase) tudo que sabe, delatar ex-companheiros, enfim, fazer o diabo para defendê-los. E, em se tratando de governo Temer e organização criminosa, pela corrupção praticada por eles, não faltará assunto e denúncia para o ex-deputado - pré-candidato a deputado federal, agora por São Paulo pra onde se mudou com mala, cuia e título - jogar no ventilador. Sendo assim, a camarilha do Executivo e grande parte do Legislativo não quer nem pensar na possibilidade dele abrir aquela bocarra.

Frase da Semana: 
Brasil? Fraude explica. (autor: Carlito Maia, que não deve ser parente de Rodrigo Maia, César Maia e do relator da Reforma da Previdência, Arthur Maia)