quarta-feira, 26 de agosto de 2015

MEDO DA MATEMÁTICA

À LUZ DA PSICO
Um novo estudo sugere que uma dificuldade comum com consequências ao longo da vida pode ser passada de pais para filhos. A dificuldade comum é o medo da matemática, que pode ser “transmitida” quando os adultos vão ajudar os pequenos com o dever de casa. Filhos de pessoas com muito medo de matemática aprendem menos a disciplina e são mais propensos a desenvover o medo pela matéria, mas apenas quando esses pais ajudam frequentemente na lição de casa, de acordo com um estudo publicado na Psychological Science. Pesquisados testaram 438 crianças de 29 escolas públicas e privadas em três estados dos Estados Unidos quanto a habilidade em matemática e também quanto ao medo da disciplina no começo e no final do ano letivo. Seus pais responderam questionários sobre medo de matemática  e sobre com que frequência eles ajudavam seus filhos com as lições de casa. Quanto mais os pais com medo da disciplina tentavam ajudar seus filhos, pior as crianças se saíam na matéria. Além disso, a fraqueza no desempenho das crianças aumentava o novo medo das crianças em relação à matéria.

article image
Sian L. Beilock, a psicóloga cognitiva da Universidade de Chicago, disse que confortar as crianças angustiadas com as tarefas de casa, dizendo “eu também não sou bom em matemática e está tudo bem” não é uma boa mensagem.
Por décadas, os especialistas olharam para os efeitos do medo de matemática, que segundo alguns estudos, afetam de 10 a 20% dos adultos. O medo de matemática não afeta apenas a hora de realizar testes ou as notas, afeta também a autoestima e as habilidades diárias.

Fontes: The New York Times-Square Root of Kids’ Math Anxiety: Their Parents’ Help