terça-feira, 27 de novembro de 2012

RAPIDINHAS

1- Segundo estimativas da Polícia Militar, 200 mil pessoas estavam no Movimento Veta, Dilma, que aconteceu no Centro do Rio, ontem. Ele visava chamar atenção do país contra a injustiça de se mudar as atuais regras de distribuição dos royalties do petróleo, prejudicando municípios e estados produtores. Apesar de terem transformado o evento em mais um grande show, foi bom para que a classe política, mesmo que tardiamente, se reaproximasse e constatasse que a coisa é séria e os prejudica a todos. 

2- De repente, o ator Marcos Frota gritou Vota, Dilma. Terá sido um ato falho? Ou será que ele acha que o Congresso pode derrubar um possível veto presidencial, votando?

3- O Veta, Dilma, dizem os presentes, tinha bem menos gente e estava mais triste. Deveria ter sido o contrário pois, agora, a coisa é séria mesmo uma vez que a Câmara Federal já optou, de fato e de direito, pela redistribuição entre todos os municípios brasileiros.  

4- Condenados pelo STF, os deputados Pedro Henry e João Paulo Cunha não cumprirão qualquer punição enquanto não perderem o mandato na Câmara, decisão esta que cabe somente à Casa. Pelo visto, não há pressa dos colegas na cassação.

5- Joaquim & Lewandowski começaram a ensaiar a paz. Depois da posse, os dois procuraram descontrair e diminuir o clima de guerra potencializado, principalmente, durante o Mensalão. Só não se sabe até quando. Talvez até a próxima dosimetria de algum graúdo do governo.

6- De qualquer maneira é bom quando há união de desafetos em torno de um objetivo que beneficie o povo, restabelecendo a verdade e colocando corruptos e roubadores do dinheiro público 'pra ver o sol nascer quadrado'.

7- Ao contrário do que pretendem alguns pregadores do quanto pior melhor, a aproximação do prefeito de Macaé, Riverton, que sai, com o que entra em janeiro, Dr. Aluísio e do deputado Garotinho com o governador do Rio, Sérgio Cabral, em prol da luta pela manutenção dos royalties, é interessante do ponto de vista político. E até psicológico.

8- Os ministros Fux, Marco Aurélio e Lewandowski estavam com a bola cheia na posse do presidente Joaquim Barbosa, no STF. Contaram mais de 50 fotos com representantes de movimentos negros. Eles votaram pelas cotas raciais.

9- Em janeiro, ao assumirem, os prefeitos oriundos das 'oposições' deverão defenestrar muita gente senhora de si e outras tantas consideradas pule de dez. Mas também acontecerão muitas outra surpresas. Boas e ruins. É esperar pra ver.

10- Lula continua proferindo a célebre frase: 'não sabia, companheiro!'

11- Os gestores dos municípios produtores de petróleo não devem ter gostado muito da Conversa com a presidenta. É que ela disse: "os royalties são um passaporte para transformar o Brasil em um país muito mais desenvolvido e mais oportunidade para toda a população”. Huuuuuum...