terça-feira, 20 de novembro de 2012

PROGNÓSTICOS

1- O jogo, agora, vai endurecer ainda mais. O ministro Joaquim Barbosa, que mesmo com as retrancas e defesas implacáveis de alguns colegas conseguiu marcar vários gols, superando craques do PTFC (Partido dos Trabalhadores Futebol Clube) e levando-os a amargar o banco de reservas, assume a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira. Agora, na condição de juiz, o estádio em Brasília deve se tornar pequeno para acomodar tanta gente ávida por bons espetáculos e, principalmente, torcedores que veem em Barbosa a esperança de se ganhar uma Copa do Mundo. A de um país com menos corrupção, onde o dinheiro público seja aplicado em melhores condições de vida para todos.

2- Os prefeitos que assumem dia 1° de janeiro poderiam seguir o exemplo do presidente do STF, Ministro Joaquim Barbosa, ao exigir transparência e o máximo de cuidado com o dinheiro público. Basta analisar, se possível com lupa, a ficha de todos que pretendem colocar em sua administração. A Ficha Limpa, exigida quando das candidaturas a cargos eletivos, tem de ser condição também para quem vai deter uma das chaves dos cofres municipais.

3- O Caso Bruno, acusado pela morte ou desaparecimento de Elisa Samudio, promete ser um dos mais longos e teatrológicos da história do Judiciário brasileiro. As principais teses versarão sobre onde está o corpo da modelo, se está viva, se está morta. Ontem, por exemplo, um jurista defendeu que sem corpo não há crime. Mas se não houve crime, como defendem os advogados do goleiro e seus asseclas, por que o 'corpo vivo' de Elisa não foi encontrado em alguma esquina por aí?

4- Segunda-feira (26) o Rio vai se mobilizar, novamente, em defesa dos direitos adquiridos em relação aos royalties do petróleo. Uma multidão promete fazer muito barulho no Centro da cidade ao gritar Veta, Dilma! Mas, antes, no sábado (24), do outro lado da baía, em Niterói, a população se reúne na Praia de Icaraí para protestar contra o clima de insegurança que reina por lá. Especialistas dizem que o contingente do 12° Batalhão não vem sendo suficiente para patrulhar Niterói e Maricá como faz hoje. Será que o Governo do Estado não tem dinheiro? E os royalties? Se não acabaram e a bandidagem está assim, imagine a presidente Dilma sancionando o projeto. Sérgio Cabral vai para a televisão dizer (com lágrimas nos olhos) que a culpa é dos royalties.
5- Um palpite para os apostadores inveterados: Quem fica mais tempo 'em cana'? O goleiro Bruno, o megacontraventor Carlinhos Cachoeira, o homem forte de Lula e do PT, José Dirceu ou o publicitário Marcos Valério? É mais fácil o Palmeiras não ser rebaixado do que responder isto.
6- E o jornal O Terminal? Terminou? Seria uma pena, pois era leitura diária obrigatória, principalmente, para os mais humildes.
7- A atuação da seleção brasileira no La Bombonera contra os argentinos deve derrubar Mano. Pelo menos é por isto que milhões de brasileiros torcem.
8- Já é hora de se pensar em Abelão dirigindo o escrete nacional. Afinal, deve-se colocar os melhores nos melhores cargos. Ou não?