quinta-feira, 21 de junho de 2012

QUEM QUER PARTIDO?

"Uma barafunda", diria minha vó sobre partidos e coligações no Brasil. É uma autêntica sopa de letras, uma confusão mesmo. Partido x pra lá, juntando com y, agradando gregos, desagradando troianos e o povo, ah, o povo... De vez em quando ainda surge mais um partido político, como acaba de acontecer com a criação do PEN (Partido Ecológico Nacional) que, segundo seu presidente "vai defender o crescimento sustentável, sem radicalismos". Mas calma, senhores, a legenda, no entanto, não poderá participar das eleições municipais deste ano, já que o partido precisa ser criado um ano antes de um pleito para poder entrar na disputa e ainda não está no balcão de negócios. Já tinha gente pensando em disputar, a tapa, o PEN (número 51, quase 151, uma boa ideia) para disputar essa eleição. Quanto as coligações, repousa no Senado da republiqueta o futuro das partidárias em eleições proporcionais. A proposta da Comissão da Reforma Política (PEC 40/2011) defende as coligações apenas nas eleições para presidente, governador, prefeito e senador, consideradas majoritárias. E enquanto isto não acontece, temos de assistir pessoas sem nenhum preparo serem eleitas por causa das malditas coligações.

2- Prevejo que vai ter um vereador 'mão amiga' presidindo a sessão da Câmara de Quissamã (RJ), nesta manhã, para encerrá-la por falta de quórum.

3- E por falar em Quissamã, cheguei à conclusão que por lá existem bons exemplos de intelligentsia, onde os 'grupos' se vêm a si próprios em oposição direta a um regime e que se unem, não apenas pela oposição a tal regime, mas por um comprometimento com o pensamento racional e com o progresso social e intelectual, pela profunda crença em valores tais como liberdade individual, as liberdades civis e a busca da verdade - e portanto oposição ao governo estabelecido, à tradição e a todo tipo que se acredite como irracionalidade. Mas será só por isto? Serão estes grupos constituídos por pessoas (intelectuais e inteligentes) pensando assim? Ou algo mais os atrai?