terça-feira, 20 de setembro de 2011

EM QUEM VOCÊ VOTARIA?

1- Apesar de meu ceticismo em relação às pesquisas de intenção de voto, principalmente neste período, cheguei a ficar entusiasmado ao ser abordado, pela primeira vez, por alguém querendo fazer perguntas sobre as eleições 2012. Mas a alegria durou somente alguns segundos pois isto aconteceu em Niterói e meu título é de outro domicílio eleitoral. Portanto, não interessava muito ao perguntador. Confesso a frustração de continuar a nunca ter respondido questionário daquela natureza e achando tais pesquisas, com suas metodologias baseadas em boas 'articulações', altamente questionáveis.

2- E já que o assunto é ELEIÇÃO 2012, alguém pode nos informar como ficou a comissão provisória do PARTIDO VERDE DE QUISSAMÃ? Suas propostas, sua constituição e tudo mais desde que passou a existir a partir de 23/08/2011, com validade até 31/12/2011? Sob o nº 1175102011, de acordo com site do TSE. Estas informações deveriam ser fornecidas a todos os membros do partido - ou não - através de ampla divulgação, como fiz há mais de 10 anos quando o fundei. Mas, no Brasil, partidos muitas vezes funcionam como moeda de troca, para serem alugados, elegerem pessoas. Nenhum conteúdo programático. Não quero crer que seja o caso em questão. De qualquer maneira, fica feito o registro pela busca de novas informações...

3- Talvez, tudo isto explique o porquê do anonimato, da mentalidade de quem faz política, procurando ser o menos transparente possível e, muitas vezes, criar nominatas sem muita expressão e preparo. Tudo à calada da noite. Talvez, explique, ainda, porquê movimentos como o OFÉLIA, NÃO, por exemplo, fiquem estagnados, sem decolar, pois quanto pior melhor. A baixa qualidade continua a ser o principal alvo desta nossa política do toma-lá-dá-cá, da busca desesperada de serem donos de partidos como forma de se obter conquistas pessoais. Daí a importância das reformas eleitorais ( que a maioria desconhece), cujas propostas também não conseguem deslanchar.

4- E, finalmente, fica mais uma pergunta: Não tá cedo, não, para se começar a fazer apostas, gastar, lançar tantos nomes e começar a queimar a carne mesmo de quem não tem muita gordura? Ou é a velha tática se repetindo, ou seja, a autopromoção para conquistar um lugar ao sol?