quarta-feira, 29 de junho de 2011

EVITANDO A DENGUE

É bom o pessoal da Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses ficar esperto e se aprofundar no novo produto larvicida chamado de NOVALURON que pode ajudar a combater as larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A Fundação de Saúde de Niterói - que passará a usá-lo na próxima segunda-feira - informou que o produto é mais eficaz do que o usado anteriormente, o Diflubenzurom, pois seu efeito no ambiente perdura por cerca de dois meses, o dobro do tempo da substância antiga. Esta pode ser uma alternativa a mais para se evitar a dengue e todo o sofrimento causado por ela (eu que o diga), embora o melhor ainda seja a educação e alguns cuidados básicos, como:
Não deixar água parada, mesmo limpa, em qualquer tipo de recipiente que possa acumular água como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas ou xaxim, bacias etc. Tapar caixas d’água, cisternas, poços, tambores ou qualquer outro tipo de depósitos de água.
Mantenha limpa calhas e lajes da casa, lave os bebedouros de água dos animais com bucha; assim como os pratos das plantas ou xaxim, jogue no lixo tampinhas de garrafas e copos descartáveis. Mantenha o lixo fechado. Acabando com os criadouros de larvas estaremos consequentemente evitando o nascimento dos mosquitos e eliminando a dengue.