sexta-feira, 1 de abril de 2011

É VERDADE!

QUANDO A OPOSIÇÃO É FRÁGIL, AMIGOS POLÍTICOS PODEM VIRAR INIMIGOS!
( Isto se aplica em qualquer lugar...)

O alemão Carl Schmitt (1888-1985), ao invés de aceitar a versão “conservadora” de que a vida política persegue o "bem comum" dos cidadãos, uma noção que vinha desde Aristóteles, sustentou que a vida política, longe de buscar essa idílica harmonia, consiste na luta sem quartel entre inimigos irreconciliáveis, cujo único propósito comum é destruir uns aos outros em busca do poder total. De acordo com Schmitt, as relações de inimizade definem não somente a batalha travada por lado contra o outro, mas também os vínculos aparentemente amistosos "dentro” de cada lado. Quem me define não é o meu amigo, mas meu inimigo, porque, ao opor-se a mim, define a minha estratégia e o meu destino.