domingo, 3 de outubro de 2010

PECULIARIDADES DAS ELEIÇÕES

1- Está chegando a hora de o país saber quem serão os deputados, senadores, governadores e presidente a dirigir nossos destinos ou, pelo menos, dos brasileiros e brasileiras menos aquinhoados de razão. Teremos de quatro a oito anos - caso não aconteça uma catástrofe institucional, à La Chávez - para sorrir ou chorar com o que ajudamos a decidir.

2- Não sei, não. Mas se for verdade o que alguns institutos estão prevendo, poderá haver 2º turno para o cargo político mais importante. O crescimento de Marina e de Serra, por menor que seja, e dona Dilma "empacando", pode fazer com que surja uma zebra, lembrando aquela personagem que dava o início ao Programa Fantástico dos domingos na TV.

3- Em Quissamã, onde nos apressamos para chegar a tempo para votar, o clima está tranquilo. Em relação às eleições municipais, esta foi bem mais rápida, apesar do tempo médio que o eleitor leva para concluir o processo que tem várias etapas.

4- A prevalecerem algumas pesquisas de "boca de urna", ganho quatro e perco duas. Esperar pra ver.

5- Uma coisa me chamou mais atenção nas proximidades das seções por onde passei.Foi um vereador de Quissamã, supostamente eleitor e cabo eleitoral de Dilma, pedindo para o pessoal "Serrar". Terá sido o efeito antievangelizador de Crivella, chateado com o PT, com Lula e com a candidata petista?

6- A propósito: nunca se viu um presidente pedir votos para três candidatos a senador do RJ quando estão sendo disputadas apenas duas vagas.