segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O “SIFU”, O “MIFU” E O “NOSFU”

Se não me engano, a expressão “sifu” foi muito usada pelo pessoal do Pasquim, durante ao AI-5 e criada pelo Ziraldo (vou pesquisar às tardes que, geralmente, não tenho muitos “compromissos profissionais” ). Como Lula vem se tornando uma espécie de Midas e tudo que fala ou se torna engraçado, é imoral ou engorda, como na letra do Roberto e do Erasmo, a expressão merece de todos nós um momento de reflexão. Para mim, caiu como uma luva pois já estava meio que sem bons motivos para escrever algo engraçado. Mesmo tendo um presidente como o Lula. Aproveitando sua dica da semana, passo agora a descrever momentos “sifu e mifu” que para os jovens, segmento considerável deste blog (que não os viveu) significam mais o menos o “se ferrou” e o “me ferrei”, para não ser grosseiro. E mais uma adaptação que nem sei se já existe: o NOSFU. Vamos aos exemplos: o brasileiro vai sacar um dinheiro SEU no banco. Na famosa “saidinha” vem um meliante e rouba tudo. Ele SIFU. O dinheiro era para pagar um empréstimo que lhe fiz: eu MIFU. Pior, ele reage: NOSFU. Compro um carro movido a GLV. Evo Morales sacaneia o Brasil. Lula e outros SIFU. Achava que ia economizar e MIFU. O povo brasileiro, NOSFU. Vêm as eleições. Meus candidatos perdem e SIFU. No trabalho sofro algumas retaliações, como cumprir carga horária de 20 horas fracionada e exercer atividades, digamos, pouco condizentes: MIFU. Ruim para os candidatos que perderam, seus eleitores e para mim: NOSFU. O Congresso Nacional aprova uma Lei de Redistribuição dos Royalties do Petróleo: municípios que já recebem generosas quantias , SIFU. O prestador de serviço de uma dessas prefeituras, diz: MIFU e os cidadãos, de um modo geral, mal-acostumados: NOSFU. Poderia ficar aqui a tarde toda, mas para que não venha cometer excessos e MIFU, nem acabar prejudicando alguém que poderia SIFU vou encerrando antes que NOSFU.