quinta-feira, 6 de novembro de 2008

DEPUTADOS PEDEM CPI DAS PESQUISAS ELEITORAIS

O deputado Ricardo Barros (PP-PR) protocolou na Câmara o pedido de criação de uma CPI para investigar "a influência da divulgação de pesquisas nos resultados das eleições" e a independência dos institutos. O requerimento tem 183 assinaturas, 12 a mais que o número mínimo exigido.
Segundo Barros, as últimas disputas revelaram divergências entre as sondagens e o resultado apurado nas urnas. Ele diz que, "de forma gritante", isso alterou a qualidade do processo eleitoral.
Mas a CPI não deve ser criada facilmente. De acordo com o regimento da Câmara, só podem funcionar cinco comissões de inquérito ao mesmo tempo. Atualmente, só a CPI dos Grampos está ativa, mas há oito requerimentos pedindo CPIs à espera de autorização do presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Para "furar a fila" e conseguir criar uma comissão, seria necessário um projeto de resolução apoiado por 1/3 dos deputados, o que representa 171 parlamentares. Nesse caso, quem decidiria a instalação da CPI não seria o presidente, mas o plenário da Câmara, depois de ouvidas as comissões permanentes. A iniciativa da CPI, se não acabar em uma grande pizza, pode ser uma grande oportunidade para que institutos e pesquisas duvidosos sejam devidamente investigados e não continuem a influenciar eleições Brasil a fora.